Notícias
02/05/2013
Mercado de construção civil
Construtoras retomam ritmo de lançamentos e vendas crescem 38%
 

Empresas readequam operações e lançamentos devem ser 7% maiores neste ano

Brasil Econômico - Vivian Pereira* 

Os dados preliminares do primeiro trimestre do ano mostram que as construtoras e incorporadoras podem ter deixado para trás o pior momento da readequação de suas operações para retomar o ritmo de lançamentos.

Após forte desaceleração no ano passado, em meio à economia fraca e a problemas com obtenção de licenças, os números operacionais de sete empresas que integram o setor na Bovespa, mostram que as vendas contratadas de janeiro a março foram 38% maiores em relação a um ano antes.

Já os lançamentos, responsáveis por boa parte do declínio sofrido pelo setor em 2012, superaram o volume de vendas, com aumento anual de 48,6%.

"O período ainda é de recuperação para as construtoras e, naturalmente, os lançamentos devem ser beneficiados", disse o analista Wesley Bernabé, do BB Investimentos.No ano passado, o ritmo de lançamentos foi prejudicado pela demora na aprovação de novos empreendimentos por parte das prefeituras e também pela atividade econômica mais fraca no país. Isso exigiu que as companhias tivessem que reduzir o ritmo de lançamentos e de vendas.

Getty Images
Número de novos empreendimentos foi prejudicado, no ano passado, pela demora na aprovação por parte das prefeituras e também pela atividade econômica mais fraca

Em pesquisa recente, a empresa de consultoria imobiliária Lopes apontou que os lançamentos no Brasil podem aumentar cerca de 7% neste ano, após queda de mesmo percentual no ano passado.

"A expectativa é de que as empresas mais expostas ao mercado de São Paulo tenham maior potencial para lançamentos em função dos atrasos no ano passado", disse Bernabé, citando os casos de Cyrela Brazil Realty e Tecnisa, esta última favorecida por um lançamento de grandes proporções no primeiro trimestre - o Jardim das Perdizes, em São Paulo.

Além da freada nos lançamentos, uma série de revisões de custos e orçamentos pesou sobre o desempenho do setor, após o crescimento acelerado em 2010, quando as empresas partiram para novas regiões e ingressaram em diversos segmentos em que não atuavam, além de apelarem para a terceirização de obras.

Após realizarem diversos ajustes nos últimos trimestres, essas companhias começam a colher agora os frutos de uma readequação de suas operações.

A Cyrela, primeira das principais representantes do setor a divulgar revisão de custos no final de 2010, tem sido apontada como a mais propensa a uma recuperação mais efetiva. Na avaliação do analista Guilherme Rocha, do Credit Suisse, a empresa é provavelmente a única a estar preparada para a retomada.

Embora o cenário pareça menos pessimista, representantes do setor esperam que o retorno da lucratividade e a retomada da confiança do mercado aconteça de forma gradativa.

"Ao longo de 2013 e também em 2014, as empresas ainda estarão corrigindo erros do passado, mas está aparente que isso já começou a acontecer", disse o professor titular do núcleo de Real Estate da Escola Politécnica da USP, João da Rocha Lima Jr., que não prevê mais estouros de custos ou grandes prejuízos.

Dentre os demais riscos aos quais o setor está exposto, a equipe do BTG Pactual aponta ainda o alto nível de sensibilidade às condições macroeconômicas do país, principalmente taxas de juros e financiamento imobiliário”.

Em um sinal de que adotaram uma postura mais cautelosa, a maioria das companhias optou por não traçar estimativas para vendas e lançamentos neste ano. Outras, como PDG Realty e Rossi Residencial, não têm divulgado dados preliminares.

*Com Reuters

 
 
Fonte: Brasil Econômico - Vivian Pereira*
Outras Notícias
09
04
Atrium Shopping deve ser inaugurado em outubro / 2013
[+] saiba mais
29
07
Opinião de especialistas sobre o assunto:
[+] saiba mais
 
Voltar
1
Financiamento
Notícias
Parceiros
Cadastre seu terreno.
ATIVA INCORPORAÇÕES IMOBILIÁRIAS 
Rua das Pitangueiras, 385
Bairro Jardim - Santo André - SP
(11) 2379-0459
contato@ativaincorporadora.com.br
www.ativaincorporadora.com.br © 2018. Todos os direitos reservados.
Site para Imobiliarias
Site para Imobiliarias